sábado, 5 de dezembro de 2009

Sobre o impulso (física também é poesia)

Impulso é a grandeza física (ou libidinal*) que mede a variação da quantidade de movimento de um objeto. Geralmente causada pela atuação de uma força (uma força misteriosa, talvez causada pela superação do medo, da suspensão temporária do conforto da inércia*). A unidade no Sistema Internacional de Unidades para o Impulso é o N.s (newton segundo ou newton vezes segundo).

Desejo repentino de fazer algo (sem pensar nas conseqüências); força ou estimulação repentina

Movimento comunicado a um corpo (quando tocado por outro*).

Estímulo que possui força para levar o indivíduo a fazer DETERMINADA ação. Qualquer estímulo pode vir a ser um impulso. (Mas não é qualquer impulso que nos leva a atuar em uma determinada ação*).

Ação de uma força sobre algo para que possamos colocá-lo novamente em movimento.

Atuação de forças (afetivas*) sobre um corpo, ou seja, essa grandeza (de espírito*) mede o esforço necessário para colocar um corpo (sujeito*) em movimento.

p.s. Para tornar a física mais poética eu trocaria estímulo por desejo. Não somos uma pilha de recepções nervosas funcionando sobre a base ação e reação.
p.s.2. Movimento é uma ação que se mede através da divisão entre vontade, risco e resiliência.

p.s.3. ... e se alguém lhe oferecer flores, isso não é impulso!
* Notas pessoais.

3 comentários:

Kenia Cris disse...

Física poética.. taí, se fosse assim quando eu estudei, teria me saído mto melhor nas provas, com certeza! =P

Impulso enquanto desejo repentino de fazer algo (sem pensar nas consequências) me define muito. =)))) Eu sou MUITO impulsiva.

Se oferecer flores não é um impulso, beijo roubado pode ser?

Beijo roubado na bochecha. É sempre uma delícia vir te ler. Cuide-se.

Luciane Slomka disse...

Que maravilha! Adorei!

Gisa disse...

rs adorei sua definição sobre impulso e concordo com Kenia, se tivesse estudado desta forma as provas seriam muuuuito melhores.

Obrigada pela visita no pedaço, sinta-se em casa... já estou te seguindo pra não te perder de vista, tenho muito o que aprender por aqui. rs

bjao