quinta-feira, 9 de julho de 2009

Carpe fucking diem

Depois de sociedade dos poetas mortos todos querem, todos falam, todos murmuram ou gritam aos sete ventos: "Aproveitem o dia". Nossos avós nos dizem e os avós deles diziam a eles "carpe diem", "a vida é curta", "um dia bem vivido vale por um ano". "Só temos o presente". "A vela queima nas duas pontas". Se fala em "realidade líquida" e "amores fugazes". Maldito discurso opressor. Aos meus ouvidos isso soa mais como "faça o que eu não fiz", "aprenda comigo", "não sofra como eu". Estou de saco cheio dos avós do mundo dizendo isso, que "a idade cobra" e que "é assim a vida". Caralho! Parem de escutar as fotos em preto e branco, elas não murmuram nada! Para mim carpe diem hoje soa mais como "façam qualquer coisa para preencher buracos, vazios e carências". Façam qualquer coisa para ter alguma história para contar. Não importa o quê. Nem que seja só para dizer "eu errei".

P.S. Não é nada pessoal...

5 comentários:

Luciane Slomka disse...

Concordo muito com o que tu escreve. Não acho que temos que viver a vida simplesmente por viver, para fazer um inventário no final e ver quem acumulou mais "atitudes". Isso não é uma competição e não tem que ser uma corrida contra o tempo também. Frases prontas, discursos retóricos, lições de moral são sempre ocas se não fazem sentido para quem as ouve. Assim como no video do filtro solar, "conselhos são uma forma de nostalgia, onde a gente pega um erro do passado, limpa, tira as partes feias e vende por um preço maior do que vale". Mas talvez nenhum conselho valha, nenhum video valha. O que vale mesmo é o aqui e o agora. Beijo!

Milena Matias disse...

Adorei Marcelo...Essa frase já virou HIT, sempre torci o nariz, pois acho que além dessa questão que você aponta e que Luciane reitera, existe uma certa irresponsabilidade no modo como é dita. Vejo pessoas as usando, sobretudo, quando querem estar irresponsáveis e isentas..."Ah que nada, carpe diem"...Algo assim, sem querer ser rabujenta e já o sendo, pera lá!!kkk
Valeu!!

Natacha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natacha disse...

Estou lendo tudo que escreves e adorando. Estarei aqui sempre!
Bjooss

marcelo disse...

É bem isso Lu e Milena! Pegaram o espírito da coisa!
Brigado Natacha! Muito bom saber! Também estarei sempre contigo nas letras! Bjo!